Dicas de Cultivo de Orquídeas

São belas e majestosas, considerada planta nobre. Vão bem em arranjos, destacam-se em vasos dentro de casa, e nos jardins, agarradas em troncos de árvores dão um charme especial.

Elas são: “As Orquídeas”

Dicas para um bom cultivo:

  • Substrato leve:

Carvão Vegetal

Casca de Pinheiro

Fibra de Coco

Esfagno

Turfa de fibra de Coco

 

 

 

 

  • Nunca mantenha as plantas com “os pés” molhados. Prefira água não clorada para regas e pulverizações.
  • Esterilizar bem a tesoura usada para podas, ou qualquer material de manuseio. As orquídeas são muito sensíveis a pragas e doenças, e isso evita contaminações.
  • A bancada de trabalho deve ser bem limpa, use escova, água e sabão. Depois um pouco de cloro desinfetará qualquer resíduo existente.
  • Em caso de orquidários, mantenha-o limpo, assim como o terreno ao redor. Vasos quebrados, restos de podas, são um convite para o desenvolvimento de fungos.
  • Usar sempre vasos  um pouco maior que o torrão da planta, nunca vasos muito grandes .
  • Os melhores vasos para o plantio de orquídeas são os de barro ou fibra de coco, já que os de xaxim são raros. Evite os de plásticos, que dificultam a respiração das raízes.

Vasos de Barro

Vaso de Fibra

 

 

 

 

 

  • Evite sempre sol direto, principalmente entre 10h e 16h. Os raios solares podem e vão queimar suas folhas. O ideal é um lugar levemente sombreado como: embaixo de árvores, telhados ou ripados.
  • Se for viajar, proporcione umidade adequada, deixe suas plantas em um lugar arejado. Numa forma coloque seixos rolados e água  colocando os vasos em cima, elas absorveram água por capilaridade.
  • Cuide com ventos encanados,eles devem ser barrados. As orquídeas preferem uma brisa suave e contínua.
  • Uma boa dica para incentivar a floração é acrescentar na água da rega uma colher de torta de mamona para cada litro de água a cada seis meses.
  • As orquídeas tendem a sofrer com ataques de fungos. Óleo de Neem é um excelente preventivo contra pragas e doenças, além de ser natural. A calda bordalesa é um ótimo fungicida.
  • Após floração cortar a haste floral deixando uns 20cm de comprimento, isso estimula nova floração.

Com essas dicas fica simples de manter suas orquídeas sempre bonitas, seja no jardim ou dentro de casa!!

 

“Ao maior dos reis, leve um buquê de  orquídeas”

(Frase dita por uma escrava a rainha de Sabá, que ao escolher um presente a altura do rei Salomão, aceitou a sugestão e assim o conquistou)

Abraços Verdes!!

Voce também vai gostar de ver:

Sobre Clarice Kroeff Bergesch

Técnica em Paisagismo e Gestão Ambiental, formada pela Escola de Paisagismo/SP e Escola Técnica Bom Pastor/RS, atuante na área há mais de 10 anos. Possui formação multidisciplinar que abrange profundo conhecimento na área de Agronomia, Arquitetura, Botânica, Legislação Ambiental, Desenho Técnico, Artes Plásticas entre outros. Seus conhecimentos são aprimorados e atualizados através de cursos especializados com renomados profissionais da área, feiras, eventos, fóruns e congressos, para levar aos seus clientes a melhor combinação custo/beneficio com projetos diferenciados. Supervisiona pessoalmente todos os projetos, grandes ou pequenos, trabalhando sempre com sua equipe especializada.
Esta entrada foi publicada em Dicas e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>