…e o Verde Decorou as Paredes…

     A falta de espaços com vegetação está com os dias contados. Hoje, mais do que nunca as pessoas necessitam do verde mais perto. Sem precisar de muito espaço, os jardins saíram da horizontal e foram parar na vertical!

Jardins Verticais ou Paredes-Vivas entraram na moda e vieram pra ficar!

 

Ouso falar que os Jardins Suspensos da Babilônia foram precursores desta idéia. Claro, que não foram plantados em paredes, mas traziam muito verde para as edificações.

        Há 25 anos atrás, depois de muita observação e pesquisa o botânico francês Patrick   Blanc, especialista em plantas da floresta subtropical, desenvolveu a técnica desse novo estilo de jardim. Com uma estrutura que é composta  de molduras de PVC,  camadas de feltro, onde se desenvolvem as raízes das plantas e a irrigação automática onde são acrescentados os adubos conforme necessidades das espécies, dão um show a parte para qualquer espaço. De lá pra cá muitas técnicas foram criadas.

Jardim Vertical Patrick Blanc

Jardim Vertical Patrick Blanc

 

 

 

 

 

 

Os Jardins Verticais se tornaram uma excelente opção para espaços pequenos como varandas de apartamento e estabelecimentos comerciais, que dificilmente contam com espaços para o cultivo em solo. Disfarçam muros, embelezam fachadas e até na parte interna de residências já decoram as paredes com muito verde.

Fachada de residência

Parede Interna

Muro residêncial

 

 

 

 

 

 

Humanização de Escritórios

Quadro Vivo Interno

 

 

 

 

 

 

  As vantagens são inúmeras: purificam o ar, trazem conforto térmico e acústico, minimizam o “cinza” urbano, relaxam, e além disso embelezam com cores e texturas das plantas, que podem ser com flores ou somente folhagens.

 

Quadro Vivo

Quadro Vivo de Madeira

 

 

 

 

 

 

Parede em Salão

   

 Podem ser ultra-sofisticados, como também bem simples, com o aproveitamento de materiais que seriam descartados, a famosa reciclagem que hoje em dia está em alta. Os exemplos abaixo mostram que com criatividade dá para ter um belo painel verde embelezando nossos espaços.

 

 

Feito de Pallets

Feito de Feltro

Pallet Rústico

 

 

 

 

 

Horta Vertical de Calha

De Madeira

Fibra de Coco

 

 

 

 

 

De bolsa de Viagem

De Veneziana

 

 

 

 

 

 

 

A criatividade não tem limite, teste a sua!!

 

 

 

  Sobre cuidados, é o mesmo que um jardim normal; regas (quase sempre automatizadas), podas, adubação e iluminação. A escolha das plantas para cada tipo de espaço é essencial, e o mais importante: uma instalação criteriosa para não trazer problemas futuros. Na dúvida contate um bom profissional. Depois é só relaxar….

 

Abraços Verdes!!

 

Voce também vai gostar de ver:

Sobre Clarice Kroeff Bergesch

Técnica em Paisagismo e Gestão Ambiental, formada pela Escola de Paisagismo/SP e Escola Técnica Bom Pastor/RS, atuante na área há mais de 10 anos. Possui formação multidisciplinar que abrange profundo conhecimento na área de Agronomia, Arquitetura, Botânica, Legislação Ambiental, Desenho Técnico, Artes Plásticas entre outros. Seus conhecimentos são aprimorados e atualizados através de cursos especializados com renomados profissionais da área, feiras, eventos, fóruns e congressos, para levar aos seus clientes a melhor combinação custo/beneficio com projetos diferenciados. Supervisiona pessoalmente todos os projetos, grandes ou pequenos, trabalhando sempre com sua equipe especializada.
Esta entrada foi publicada em Novidades e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

8 respostas a …e o Verde Decorou as Paredes…

  1. Adalbero disse:

    Sou fabricante e distribuidor de bolsos de feltro Verticais, ideal para fazer paineis para todo tipo de plantas, fazemos sobre medidas e varios tamanho atendemos projetos especifíco, interior e exterior. Interessados Tel: 43 3339-5959 Enviamos para todo Brasil

  2. Estava buscando mais informações sobre o assunto e encontrei este artigo, muito bom, parabéns. Tenho um blog também onde escrevo sobre artigos similares. Adoraria se pudesse visitar o meu blog e conhecer nosso trabalho. Meu blog: http://balkansnobrasil.blogspot.com

  3. Olá Clarice,

    Estive visitando seu blog através do contato no paisagismodigital.com. Muito interessante o seu trabalho. Se tiver interesse, visite o Jardim de Calatéia, temos espaço para outras profissionais escreverem e divulgarem o seu trabalho. A estrutura é bastante simples, e você conta com o auxilio dos editores do site para ter o seu artigo publicado com uma ótima diagramação, e todos os recursos disponíveis. E é wordpress, que você já conhece.

    • Olá Frederico, fico feliz que te agradou meu trabalho. Estive visitando teu blog e achei muito interessante também. És de Florianópolis né?
      Gostaria muito de contribuir com artigos para teu blog, só não posso me comprometer semanalmente. Nos falamos por email, acho que seria melhor. Uma ótima sexta-feira pra vc!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>