Jardim X Gato

 

Desde pequena tenho adoração por Plantas e Animais…Se não fosse Paisagista com certeza teria sido Veterinária. Essas duas paixões como sabemos, não são muito compatíveis, mas vou tentando sempre!!!

Depois de alguns anos sem um gato em casa, resolvi que adotaria um (sim, adotar faz um bem enorme, uma experiência gratificante, vale a pena experimentar)… E eis um novo felino em meu lar!!! Isso também quer dizer no meu JARDIM, VASOS E CIA!!!

Os cachorros aprendem logo quando você ensina (o meu só falta falar, hehehe), mas os gatos são um pouco mais “temperamentais” digamos assim…

Gatos são curiosos e exploradores e com certeza não conhecem o significado das palavras: Propriedade Privada!! Pois bem, de nada adianta colocar plaquinhas com dizeres: “Proibido fazer de WC canteiros”, “Planta em Extinção” ou “Planta rara” eles não iram entender…

Existem algumas medidas “Humanas” (sim, digo humana!! pois já vi tanta coisa por aí…) que podemos tomar para manter os bichanos afastados, vamos a elas:

Desencorajando visitas   

Gatos são animais rotineiros, fazem sempre sua ronda, e reconhecem muito bem sua área de toalete pelo cheiro (e que cheiro!!). Um bom começo é limpar qualquer evidência de fezes. Não aconselho colocá-las para compostagem.

Cuide sempre do seu lixo, ao colocar restos de comida em locais acessíveis encorajamos principalmente gatos de rua a incluírem nossa casa na sua rotina diária.

Terra aparecendo é sempre um convite ao felino, tente manter o solo coberto; forração, plantas de porte pequeno ou até mesmo grama. Como sabemos o gato é muito higiênico, faz e tampa suas fezes!! Evite usar pedras muito pequenas para cobrir o solo, o ideal é pedras maiores que não possa ser mexida pelo inquilino ou visitantes!!

Gatos não gostam de pisar em solo molhado, um bom motivo para não esquecer de molhar seu jardim…Um sistema de rega ativada pelo movimento também é bem vinda, gatos são curiosos mais também assustadiços, não iram gostar de serem surpreendidos por um jato de água todo o dia!!

 

 

 

 

Colocar pó de café em canteiros ou casca de cítricos. No momento de sua limpeza eles não vão gostar do cheiro e gosto que fica em suas patinhas, associando isso ao local;

Em hortas, é aconselhável cobrir o solo depois da semeadura com uma rede fina, dificultando a escavação e deixando suas sementes e plantas jovens a salvo;

Garrafas pet incolor com água. Dizem que eles odeiam reflexos… Galhos espinhentos colocados em canteiros;

Nos vasos, para quem não se importa com o cheiro, pendure saquinhos de pano com naftalina, os gatos, assim como eu, odeiam o cheiro!! Recobrir vasos com papel alumínio dá bons resultados assim como salpicar pimenta no local (isso eu acho crueldade)….

O melhor mesmo é usar… Plantas que repelem:

Uma boa opção, é ter em canteiros plantas que repelem a presença dos gatos. Um ótimo exemplo disso é a “Plectranthus caninus”, ela libera um aroma forte semelhante ao mentol. É uma erva da família das mentas, Lamiaceae, nativa do leste da África e sul da Ásia

Coleus canina

Sob o nome “Coleus canina”, ela é vendida e comercializada como um repelente natural para cães e gatos (rotulados como “Planta medroso” e “planta Piss-off”), embora nenhuma pesquisa exista atualmente que suporte esse uso, mas na prática é bem eficiente.

Estas plantas enraizam facilmente a partir de estacas. Elas gostam de sol pleno. Se crescem na sombra, suas hastes alongam mais rápido do que as folhas novas em crescimento, em busca de mais luz, isto é conhecido como estiolamento.

Alecrim

Lavanda

Poejo

 

 

 

 

 

 

 Outras plantas eficientes são: Lavanda (Lavandula sp), Poejo (Mentha pulegium), Rosmarinus officinalis (alecrim), Helichrysum angustifolium, assim como várias espécies da família das Rutáceas; anis, arruda, cidreira entre outras.

Mas para quem não consegue, como eu, viver sem esses bichinhos peludos, eu aconselho mesmo é criar um lugar especial no jardim para o seu gatinho.

Delimite um espaço, criando uma zona com areia para suas necessidades e mantenha limpa, isso é muito importante, gatos são asseados por natureza não iriam gostar do seu banheiro sujo. Coloque pequenas toras enterradas para fazer de afiador de garras (isso poupará seu sofá), e para terminar plante erva-de-gato (Nepeta caninus) a famosa Catnip, eles adooooram e é um espetáculo observá-los sobre o efeito da planta. (Não se preocupe, ela é inofenciva para saúde do seu gato).

                                                                                                                                                                                                         Os gatos são extremamente atraídos pelo cheiro desta planta “Catnip” que atua sobre o sistema nervoso central como uma droga  fazendo eles se sentirem “zen”, e eles podem ficar tão fascinados por ela que vão esquecer de desenterrar suas mudas.

Nepeta caninus (catnip)

 

 

 

  Sempre é possível viver em harmonia, é só prestar atenção e fazer pequenas mudanças!! O Bóris, o mais novo membro da família, que o diga!!

Abraços Verdes!!

Voce também vai gostar de ver:

Sobre Clarice Kroeff Bergesch

Técnica em Paisagismo e Gestão Ambiental, formada pela Escola de Paisagismo/SP e Escola Técnica Bom Pastor/RS, atuante na área há mais de 10 anos. Possui formação multidisciplinar que abrange profundo conhecimento na área de Agronomia, Arquitetura, Botânica, Legislação Ambiental, Desenho Técnico, Artes Plásticas entre outros. Seus conhecimentos são aprimorados e atualizados através de cursos especializados com renomados profissionais da área, feiras, eventos, fóruns e congressos, para levar aos seus clientes a melhor combinação custo/beneficio com projetos diferenciados. Supervisiona pessoalmente todos os projetos, grandes ou pequenos, trabalhando sempre com sua equipe especializada.
Esta entrada foi publicada em Dicas e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Jardim X Gato

  1. Janalice de Jesus Fávero Fukugauti disse:

    Parece comigo, também gosto muito dos felinos, que tenho 6 e tenho jardins, plantas em vasos, horta e vivemos em harmonia, gostei das dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>